terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Visita Técnica - 25-02-2014

Debaixo de chuva, com muita vontade de aprender mais e de um jeito diferente do da sala de aula, os alunos do curso Ciências Contábeis, da Faculdade Anhanguera de Limeira-SP, visitaram a Indústrias Machina Zaccaria S/A, localizado à Rua Laranjal, 180, Vila Fachina, Limeira-SP, com a finalidade de agregar conhecimento prático sobre a área produtiva (gerenciamento de custos).



A atividade foi desenvolvida no dia 25/02/2014, onde num primeiro momento assistiram a um vídeo institucional demonstrando o ramo de atividade, foco de atuação da empresa e locais de negócios espalhados pelo mundo todo.



Walter (Segurança Ocupacional e do Trabalho) e Regiane (Recursos Humanos) explicou sobre a Missão, Visão, Filosofia, Princípios e Valores da Indústrias Machina Zaccaria S/A, explicaram ainda sobre a história da empresa, onde foi fundada por cinco irmãos Amalio, Antônio, Pedro, Carlos e José Zaccaria, filhos de imigrantes italianos, com o nome “A.Zaccaria e Cia” em 11 de agosto de 1925.

O carro chefe da empresa são máquinas de beneficiamento para arroz e feijão, porém a empresa também trabalha com o desenvolvimento de outras máquinas, como máquinas para milho e outros cereais, bem como, peças de reposição. Todas as máquinas são desenvolvidas de acordo com a necessidade do cliente, produção por projeto.



O sistema de qualidade da empresa é pautado em: "Fornecer, permanentemente, produtos e serviços conforme os requisitos de qualidade estabelecidos por nossos clientes". Em 1997, foi constituído um comitê para a implantação do Sistema de Garantia da Qualidade: um método gerencial de organização que garante um comprometimento total com a empresa. Esta política garante hoje, a execução dos processos e serviços dentro de um determinado padrão, mantendo o nível de qualidade exigido pela organização.



Na história da empresa, o parque fabril era formado por um torno mecânico, um torno mecânico com pilar em tijolos, uma serra fita, uma furadeira industrial e alguns equipamentos simples, como desempenadeira, punção e tesoura de cortar chapa.
Graças ao empreendedorismo dos cinco irmãos e aos incessantes investimentos em modernização, a Empresa alcançou níveis de crescimento contínuo e por volta de 1935, consolidou-se no mercado brasileiro. Na década de 60, iniciou-se as exportações para países vizinhos.

As máquinas para beneficiamento de cereais eram construídas em madeiras e partes metálicas. A partir de 1980 todos os projetos passaram a ser desenvolvidos 100% em chapas de aço.



Fruto de um contínuo trabalho ao longo de sua história, a ZACCARIA tornou-se líder do mercado nacional dentro do seu ramo de atuação, sendo que, em média, 70% dos grãos de arroz no Brasil são beneficiados com os nossos equipamentos. 

A linha de produtos ZACCARIA inclui equipamentos para beneficiamento de arroz, feijão, milho e outros cereais.
Através de distribuidores em todo país e no mundo, a ZACCARIA fornece ao mercado uma linha completa de peças originais de reposição, roletes e breques de borracha. Dentro do mercado competitivo de cereais e com a crescente globalização, a ZACCARIA se preocupa em oferecer aos seus clientes além dos produtos com excelente qualidade e tecnologia, projetos personalizados para as necessidades de cada cliente,bem como assistência técnica, atendimento comercial e técnico, por meio de engenheiros agrícolas/mecânicos altamente preparados, voltados para uma melhor orientação em relação aos produtos de que cada cliente necessita.



A ZACCARIA é a pioneira nacional em certificar-se com o selo "CE" no ramo de beneficiamento de cereais, o que nos capacita para comercialização dos nossos produtos e serviços no mundo todo. Na América Latina, somos líderes de mercado, com praticamente 50% da produção de arroz beneficiados com os equipamentos ZACCARIA. 

Hoje, a ZACCARIA está instalada numa área de 54 mil metros quadrados, sendo que 34 mil de área construída. Conta com uma equipe em média de 350 profissionais altamente qualificados e treinados. Honra-se em ser uma empresa brasileira reconhecida nacional e internacionalmente pelas suas conquistas e pelo aprimoramento constante de seus produtos e serviços dedicados aos seus clientes.



Na visita técnica Walter nos apresentou os processos de produção na empresa através do tour pelas áreas de marcenaria, fermentaria, almoxarifado geral, usinagem, área de torno CNC e desenvolvimento de produtos, pintura, acabamento, montagem, engenharia de processos, recebimento de materiais, expedição, metrologia, almoxarifados intermediários e, áreas administrativas (recursos humanos, qualidade, segurança ocupacional e do trabalho, suprimentos, comercial, fiscal, financeiro e controladoria, etc.)



Ao final da visita técnica Regiane nos apresentou o Memorial Zaccaria que, na ocasião foi construído para preservar a memória da empresa ao longo dos anos, nessa ocasião alunos e professor puderam observar objetos de antiguidade como: balança, máquinas de contabilizar, máquinas de cálculo, relógio ponto, escrivaninhas, móveis e utensílios de escritório, livros (de duplicatas, de entrada de mercadorias, de inventário, etc.), canetas tinteiro, carimbos e almofadas de carimbos, prancheta de desenho técnico, plantas e desenhos de máquinas antigas, máquina gelatina (copiador), pastas com artigos de jornais, revistas e folhetos antigos distribuídos em feiras da cidade e da região, entre outros artigos de antiguidade e da memória da empresa. Regiane explicou que todos os objetos foram tombados por um museólogo da cidade de Limeira-SP contratada pela Zaccaria e, o memorial foi inaugurado em 2010.



 O Professor Willian enfatizou a importância da visita técnica, bem como, a relevância de todo o trabalho desenvolvido pela empresa para o município de Limeira-SP e para o mundo. O objetivo central da visita técnica visa no aprimoramento prático de entendimentos de controle de produção, centros de custos, estratégias logísticas e gerenciais, que são assuntos abordados de forma teórica apenas em sala de aula.



A atividade foi desenvolvida e acompanhada pelo Professor Willian Ferreira dos Santos, que acredita que atividades como esta são de suma importância para o crescimento e desenvolvimento técnico e profissional dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário