sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Visita Técnica - 24-11-2012



Os Alunos do Curso de Tecnologia em Logística, Comércio Exterior e Recursos Humanos da Universidade Paulista – UNIP de Limeira-SP, Campus II, tiveram aula prática dia 24/11/2012 com o Professor Evaldo Barbieri, Willian Ferreira dos Santos e Marcos Paquete Vranjac, puderam entender melhor o dia-a-dia de um porto bem como aprimorar os conhecimentos sobre a logística portuária, as atribuições de importação e exportação, nacionalização de produtos, treinamento de pessoal, cargos e salários, responsabilidades sobre riscos e, o real funcionamento dos terminais no Porto de Santos.





Evaldo Barbieri conduziu a visita, que começou com a visita a parte seca do Porto de Santos, que é o maior porto da América Latina, as obras do porto começaram em 1888 e sua inauguração se deu em 1892, O Porto de Santos é responsável por escoar boa parte das exportações brasileiras e cerca de 70% das exportações de café. Atualmente, o Porto encontra-se sob a administração da CODESP (Companhia Docas do estado de São Paulo), com vários terminais operados por concessionárias.






Em especial os alunos conheceram o Terminal 37 - Libras que permitiu que os alunos conhecessem toda a história do porto, desde sua criação até os dias atuais. A Libra Terminais Santos iniciou suas operações em 1995, vencendo a primeira licitação de um terminal de contêiner no Brasil, no T37. Em 1998 venceu a licitação do T35 e recentemente adquiriu o T33, tornando-se o operador de contêineres com o maior cais da América do Sul.

Um dos maiores e mais avançados terminais em tecnologia e equipamentos para movimentação e armazenagem de cargas da costa brasileira, a Libra Terminais está totalmente estruturada para operar com excelência num dos portos mais representativos do mundo.

Em evolução permanente, inaugurou um armazém para operações de carga soltas com capacidade de armazenagem de 4.870 pallets e área para segregação de cargas químicas. Além disso, possui os mais modernos equipamentos nos seus 7.600 m2 de área coberta.

O Porto de Santos possui o calado de 11 a 13 metros, mas a CODESP prevê obras para que o calado do porto aumente e chegue até 16 metros. Evaldo Barbieri esteve presente em todo o percurso planejado para a visita, respondendo perguntas e esclarecendo dúvidas dos alunos e, dessa forma puderam visualizar e conhecer melhor o que é o Porto de Santos e o que ele representa para o nosso país.




Na sequência da aula prática os alunos puderam contar ainda com um excelente e descontraído passeio pela parte molhada, através da Escuna Tamburutaca do Comandante Alcides que contribuiu com a aula prática do dia, através de muitas informações e esclarecimentos dúvidas aos alunos, sobre o Porto de Santos. Houve ainda algumas brincadeiras, sorteios de prêmios e brindes de forma muito descontraída que proporcionou o que podemos chamar de uma confraternização entre amigos de faculdade.
 





Após a visita da parte molhada continuamos nossa empreitada, porém com uma pausa para o almoço, onde escolhemos o shopping Praia Mar para realizarmos nossa refeição, a escolha desse local foi considerada por conta da diversidade de comidas existente na praça de alimentação do distinto Shopping.

Logo após o almoço fomos ao TMV - Terminal Marítimo de Veículos, também conhecido como Terminal Marítimo da Valongo, que é responsável por toda a importação e exportação de veículos que se realiza através de embarques nos navios roll-on roll-off (usados principalmente para o transporte de veículos).



Os alunos visitaram também o TECONDI – Terminal para Contêineres da Margem Direita S./A. é uma empresa brasileira que, desde outubro de 2000, realiza operações portuárias e também o manuseio e a armazenagem de cargas de importação e exportação, com terminal próprio no Porto de Santos, totaliza 150.000 m2 de área, com três berços privativos de atracação e mais três berços públicos contíguos, onde são utilizados os mais modernos guindastes portuários. Isso nos dá condições de realizar operações de navios com excelentes taxas de produtividade no embarque e desembarque de contêineres, com capacidade para movimentar até 700.000 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano.

Possui 5.700 m2 de armazéns para abrigar cargas, os mais avançados dispositivos de segurança com circuito fechado de televisão, instalações com hidrantes e brigada para enfrentar qualquer tipo de emergência.

Em 12 anos de operação, 325 milhões foram empregados no terminal em obras civis, tecnologias e equipamentos utilizados em suas instalações. Atualmente, o Market share do TECONDI no Porto de Santos está em torno de 17%.




Ao fim da visita técnica, os alunos conheceram o Museu do Café onde foi explicado sobre a existência do Museu por conta da Bolsa do Café, que de forma direta foi à mola propulsora da criação do Porto de Santos-SP, alguns alunos puderam também saborear um delicioso café, bem como visitaram o interior do museu e, conheceram a casa mais antiga da cidade de Santos-SP que fica ao lado do Museu.

Um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos-SP, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, foi criado em 1998 com o objetivo de preservar e divulgar a histórica relação entre o café e o Brasil.

Sediado no edifício da antiga Bolsa Oficial do Café, o Museu do Café tem como principais destaques telas e painéis de Benedicto Calixto e o Salão do Pregão, onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café. Os pregões foram realizados no Palácio da Bolsa Oficial de Café até 1957, quando os negócios foram transferidos para São Paulo-SP.

O edifício da antiga Bolsa Oficial de Café foi construído para centralizar, organizar e controlar o mercado cafeeiro. Inaugurado em 1922, como parte das comemorações de centenário da Independência do Brasil, o prédio se tornou um dos símbolos maiores na riqueza dos negócios do café e um dos cartões-postais mais conhecidos da cidade de Santos-SP.




O objetivo da visita foi agregar conhecimento prático sobre o cenário logístico do nosso país. Durante a atividade, os alunos percorreram pelo Terminal TECONDI, TMV - Terminal de Movimentação de Veículos, também conhecido como Terminal Marítimo do Valongo, Terminal 37 - Libras, Parte Seca e Molhada, Margem Direita e Esquerda, Passeio de Escuna com Informações Técnicas sobre o Porto e Museu do Café.






A atividade foi desenvolvida pelo Professor Willian Ferreira dos Santos e acompanhada pelo Professor Marcos Paquete Vranjac, que acreditam que atividades como esta são de suma importância para o crescimento e desenvolvimento técnico dos alunos.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário