quarta-feira, 13 de junho de 2012

Visita Técnica - 11-06-2012


Os Alunos dos Cursos Tecnólogo em Recursos Humanos, Tecnólogo em Comércio Exterior e Tecnólogo em Logística, puderam saborear uma aula prática sobre muitos assuntos tratados em sala de aula na visita à Fábrica de Cosméticos da Natura S/A, localizada à Rodovia Anhanguera, s/n, Km. 30,5, Cajamar-SP, tendo então a maravilhosa oportunidade de conhecer melhor o processo fabril e a estrutura das dependências da empresa.

A visita técnica ocorreu com a finalidade de agregar conhecimento prático sobre o cenário empresarial e corporativo, bem como de todo o processo produtivo e logístico da corporação. A atividade foi desenvolvida no dia 11/06/2012, onde os alunos percorreram pelas áreas: corredor de visitação (geral), edifício administrativo (engenharia, projetos, custos, controladoria, etc.), área de distribuição, armazém vertical, berçário 1 e 2, área social, área de picking (separação de pedidos) e alameda de serviços.

Henrique Lima foi o monitor de visitas que nos conduziu em toda a nossa estada durante a visita na Natura, inicialmente realizou uma introdução sobre a empresa, onde discorreu sobre o significado do nome da cidade Cajamar-SP, que vem da origem de um civilização indígena que habitou o local onde está instalado a empresa nos dias de hoje e o nome da cidade é por conta de uma árvore que dá um fruto do qual os indígenas chamavam de "CAI A MAR" que quer dizer "FRUTO COLORIDO E MANCHADO" inspirado no fruto do araçazeiro (árvore abundante no município). Na sequencia explicou sobre o surgimento da empresa Natura S/A. que relatou da seguinte forma:
Em 1969 Luiz Seabra deixou a carreira de economista para dedicar-se à cosmetologia. Por sua paixão sobre o assunto, foi convidado a trabalhar no Laboratório Bionat, de Pierre e Catherine Berjeaut, esteticistas que também comandavam o Instituto Pierre. Em 28 de agosto, em sociedade com Jean-Pierre Berjeaut, filho de Pierre, Luiz Seabra funda a Natura que, inicialmente, recebe o nome de Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut.
Nos anos 70, mais precisamente em 12 de janeiro, a razão social da Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut muda para Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda. A Natura possuía, ao todo, seis colaboradores. Por meio do envolvimento direto de profissionais especializados, a Natura passou a contar, no início dos anos 70, com uma série de pequenos representantes em várias cidades. Entre essas distribuidoras, destacaram-se a Jewel (RS), a Esteticenter (SP) e a Natubel, ligada à rede de clínicas Socila, que distribuía os produtos Natura no Rio de Janeiro com exclusividade.
Em 2001 houve a inauguração da fábrica em Cajamar, SP, em 11 de maio e, foi  publicado o primeiro Relatório Anual de Responsabilidade Corporativa da Natura. A publicação é pioneira no Brasil na utilização do modelo da Global Reporting Initiative.
Em 2004 A Natura abre seu capital e inicia com êxito a negociação de suas ações no Novo Mercado da Bovespa, obteve com êxito 100% a conclusão do processo de certificação ISO 14001 e é indicada como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar pelo Guia Exame – As Melhores Empresas para Você Trabalhar. Também é apontada pela segunda vez como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar, pela Revista Exame e Great Places to Work Institute.
Lançamentos de destaque: Natura Ekos Perfume do Brasil Priprioca, Água de Banho Priprioca, Natura Gen, Essencial de Natura (perfumaria), Natura Hidraplant, Natura Controlplant, Natura Nutriplant, Natura Mixplant, Natura Cristalplant e Natura Poliplant (cabelos), reeditando nomes de antigos produtos para cabelos, lançados na década de 70.

Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto e o corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral. Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, com planos de expansão para os Estados Unidos da América. O número de funcionários, chamado na empresa de "colaboradores" tem um número considerável hoje por volta de 7.000.
A Natura trabalha com o modelo da venda direta. É por meio das consultoras e consultores Natura que os produtos chegam às mãos dos clientes. Estimuladas a estabelecer relações de qualidade, baseadas no entendimento e no atendimento das necessidades dos clientes, faz parte da atividade da consultoria o conhecimento, a utilização e a vivência dos benefícios dos produtos Natura antes de oferecê-los.
O canal de vendas em 2007 cresceu 16,4%, atingindo a marca de mais de 718 mil consultoras. A empresa estimula também o desenvolvimento pessoal, material e profissional das consultoras e dos consultores, atualmente o banco de dados da empresa registra 1 milhão e quatrocentos mil consultoras e consultores cadastrados.
Todas essas informações proporcionou conhecer toda a história da companhia desde sua fundação até os dias atuais, bem como Henrique Lima respondeu perguntas dos alunos com relação a empresa.

Continuando nosso tour pela empresa conhecemos corredor de visitação (geral), edifício administrativo (engenharia, projetos, custos, controladoria, etc.), toda a visita foi realizada na mais tranquila e organizada condução pelo monitor de visitas, bem como nas áreas de produção a observação foi através vista por um corredor de visitação com vidros protegendo o setor produtivo para que seja evitado possíveis contaminações, segundo as exigências da atualidade.

Posteriormente os alunos puderam conhecer outros setores da empresa que administra todo o processo de distribuição: carregamento e descarregamento de caminhões, na sequencia os alunos conheceram toda a logística do armazém vertical que é totalmente automatizada através de transelevadores e outros recursos tecnológicos que contribuem para o bom e eficente desenvolvimento de armazenagem e área de picking (separação de pedidos), por final os alunos conheceram a área social e a alameda de serviços e obtiveram informações de como são feitas as contratações de funcionários, a existência de um clube da Natura, ou seja como é feito alguns procedimentos relacionados com a área de gestão de pessoas: treinamento, recrutamentos, processos seletivos, implantação de melhorias, pesquisa e desenvolvimento, clima organizacional e política de cargos e salários da empresa, plano de carreira, entre outros assuntos.

A atividade foi desenvolvida, incentivada e acompanhada pelo Professor dos Cursos de Tecnologia da UNIP Limeira-SP - Campus II, Willian Ferreira dos Santos e acompanhada pela Professora Michele Rufatto Vaz .


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mesa Redonda - 06-06-2012




Os alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera de Limeira-SP, tiveram aula prática dia 06/06/2012, ou seja, participaram de uma mesa redonda com a ilustre presença dos profissionais: Aguinaldo Santana, Carlos Eduardo Olivieri, Evandro Forti, Michele Rufatto Vaz e Samuel Alberto Cardoso.


Para abrir a mesa redonda e dar início na aula, o Professor Willian Ferreira dos Santos fez uma breve introdução dos tópicos que seriam tratados na mesa redonda que teve como tema central: A Contabilidade Gerencial como Tomada de Decisão nas Empresas, onde tais tópicos serviram de revisão geral de todo o conteúdo programático trabalhado em sala de aula sobre a disciplina Contabilidade Gerencial II.


O Professor Willian discorreu sobre a importância da consolidação de balanços e os impactos da globalização bem como da contabilidade internacional (IFRS) sobre o crescimento do cenário empresarial entre coligadas e controladas, comentou também sobre a inflação da empresa, seus custos, a análise custo volume lucro, custo padrão e análise de variações, custos e rentabilidade de produtos, formação de preços de venda e Mark-up, em continuação igualmente falou sobre projeto que é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, assim como comentou sobre orçamentos, suas técnicas e a importância do orçamento integrado nas empresas, gerenciamento da qualidade, explicou que as projeções das demonstrações contábeis podem ser adquiridas da integração dos orçamentos projetados, administração da produção, ciclo de vida dos produtos e serviços, matriz BCG, tecnologia aplicada à produção, ERP e MRP, planejamento estratégico, Ciclo PDCA, Análise SWOT e Balanced Scorecard.



Na sequencia o Professor Willian abriu para a apresentação dos convidados para a mesa redonda onde se iniciou com o profissional Evandro Forti comentando sobre consolidação de balanços e os impactos da globalização bem como da contabilidade internacional (IFRS) sobre o crescimento do cenário empresarial entre coligadas e controladas.



Seguindo as apresentações, o profissional Samuel Alberto Cardoso que introduziu os assuntos relacionados com inflação da empresa, seus custos, a análise custo volume lucro, custo padrão e análise de variações, custos e rentabilidade de produtos, formação de preços de venda e Mark-up, tecnologia aplicada a produção, ERP e MRP.



Logo em seguida foi a vez do profissional Aguinaldo Santana que falou sobre projetos, orçamentos, suas técnicas e a importância do orçamento integrado nas empresas e gerenciamento da qualidade.



Dando continuidade na apresentação dos convidados que compõem a mesa foi a vez da apresentação da profissional Michele Rufatto Vaz que explicou de forma didática o que é e para que serve um planejamento estratégico, Ciclo PDCA e Análise SWOT.



Por final o profissional Carlos Eduardo Olivieri conversou com a mesa e com os alunos de forma sucinta e muito esclarecedora sobre ciclo de vida dos produtos e serviços, matriz BCG, Balanced Scorecard, a importância da logística para as empresas e explanou a todos os alunos o termo muito usado por economistas onde “O Brasil é a bola da vez”



Várias perguntas foram feitas a todos os convidados e houve uma interação mútua de troca de informações e desenvolvimento sobre os temas discutidos na mesa redonda em relação a todo o conteúdo anteriormente tradado em sala de aula pelo Professor Willian Ferreira dos Santos.



Evandro Forti realizou um sorteio de modelos de demonstrações contábeis consolidadas e seguindo os padrões internacionais de contabilidade, que são utilizadas em sua empresa.



Todos os profissionais se disponibilizaram em responder outras perguntas ligadas aos temas da mesa redonda através de e-mail pessoal.