segunda-feira, 28 de maio de 2012

Visita Técnica - 26-05-2012


Os Alunos do Curso de Administração da Universidade Anhanguera de Limeira-SP, tiveram aula prática dia 26/05/2012 com o Professor Evaldo Barbieri, Willian Ferreira dos Santos e João Alberto dos Santos, puderam entender melhor o dia-a-dia de um porto bem como aprimorar os conhecimentos sobre a logística portuária nas dependências do Porto de Santos.


Evaldo Barbieri conduziu a visita, que começou com a apresentação do Museu do Café onde foi explicado sobre a existência do Museu por conta da Bolsa do Café, que de forma direta foi à mola propulsora da criação do Porto de Santos-SP, alguns alunos puderam também saborear um delicioso café e, conheceram a casa mais antiga da cidade de Santos-SP que fica ao lado do Museu.





Na sequência da aula prática os alunos puderam contar ainda com a visita a parte seca do Porto de Santos, que é o maior porto da América Latina, as obras do porto começaram em 1888 e sua inauguração se deu em 1892, O Porto de Santos é responsável por escoar boa parte das exportações brasileiras e cerca de 70% das exportações de café. Atualmente, o Porto encontra-se sob a administração da CODESP (Companhia Docas do estado de São Paulo), com vários terminais operados por concessionárias.




Os alunos visitaram o TECONDI – Terminal para Contêineres da Margem Direita S./A. é uma empresa brasileira que, desde outubro de 2000, realiza operações portuárias e também o manuseio e a armazenagem de cargas de importação e exportação, com terminal próprio no Porto de Santos, totaliza 150.000 m2 de área, com três berços privativos de atracação e mais três berços públicos contíguos, onde são utilizados os mais modernos guindastes portuários. Isso nos dá condições de realizar operações de navios com excelentes taxas de produtividade no embarque e desembarque de contêineres, com capacidade para movimentar até 700.000 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano.

Possui 5.700 m2 de armazéns para abrigar cargas, os mais avançados dispositivos de segurança com circuito fechado de televisão, instalações com hidrantes e brigada para enfrentar qualquer tipo de emergência.

Em 12 anos de operação, 325 milhões foram empregados no terminal em obras civis, tecnologias e equipamentos utilizados em suas instalações. Atualmente, o Market share do TECONDI no Porto de Santos está em torno de 17%.



Em especial os alunos conheceram também o Terminal 37 - Libras que permitiu que os alunos conhecessem toda a história do porto, desde sua criação até os dias atuais. A Libra Terminais Santos iniciou suas operações em 1995, vencendo a primeira licitação de um terminal de contêiner no Brasil, no T37. Em 1998 venceu a licitação do T35 e recentemente adquiriu o T33, tornando-se o operador de contêineres com o maior cais da América do Sul.

Um dos maiores e mais avançados terminais em tecnologia e equipamentos para movimentação e armazenagem de cargas da costa brasileira, a Libra Terminais está totalmente estruturada para operar com excelência num dos portos mais representativos do mundo.

Em evolução permanente, inaugurou um armazém para operações de carga soltas com capacidade de armazenagem de 4.870 pallets e área para segregação de cargas químicas. Além disso, possui os mais modernos equipamentos nos seus 7.600 m2 de área coberta.
O Porto de Santos possui o calado de 11 a 13 metros, mas a CODESP prevê obras para que o calado do porto aumente e chegue até 16 metros. Evaldo Barbieri esteve presente em todo o percurso planejado para a visita, respondendo perguntas e esclarecendo dúvidas dos alunos e, dessa forma puderam visualizar e conhecer melhor o que é o Porto de Santos e o que ele representa para o nosso país.

Ao fim da visita técnica, os alunos fizeram um excelente e descontraído passeio pela parte molhada, através da Escuna Tamburutaca do Comandante Alcides que contribuiu com a aula prática do dia, através de muitas informações e esclarecimentos dúvidas aos alunos, sobre o Porto de Santos. Houve ainda algumas brincadeiras, sorteios de prêmios e brindes de forma muito descontraída que proporcionou o que podemos chamar de uma confraternização entre amigos de faculdade.
O objetivo da visita foi agregar conhecimento prático sobre o cenário logístico do nosso país. Durante a atividade, os alunos percorreram pelo Terminal TECONDI, Terminal 37 - Libras, Parte Seca e Molhada, Margem Direita e Esquerda, Passeio de Escuna com Informações Técnicas sobre o Porto e Museu do Café.

A atividade foi desenvolvida e acompanhada pelo Professor Willian Ferreira dos Santos e pelo Professor Coordenador dos Cursos de Administração da Anhanguera de Limeira, João Alberto dos Santos, que acreditam que atividades como esta são de suma importância para o crescimento e desenvolvimento técnico dos alunos.

 

sábado, 12 de maio de 2012

Visita Técnica - 10/05/2012



As alunas, Caroline Cavalcante, Juliana Daniela Strube Rando, Kátia Mara R. B. do Nascimento, Leane Keully Almeida de Sousa, Márcia Cristina Ferreira Jacob, Ana Paula Venâncio, Aline Ferreira Silva, Aparecida F. de Aquino, Cintia Helena M. Diniz, Larissa Fernanda Trindade, Larissa Kreisel Pelegrino, do Curso Tecnólogo em Recursos Humanos e o aluno Weslei Coelho da Cruz do Curso Tecnólogo em Logística, viajaram aproximadamente 230 km e, visitaram a Fábrica de Chocolates Nestlé, localizada à Avenida Henry Nestlé, 1800, Caçapava-SP e, tiveram a oportunidade de conhecer o mundo chocolover, bem como um melhor conhecimento sobre as dependências da empresa.

A visita técnica ocorreu com a finalidade de agregar conhecimento prático sobre o cenário empresarial e corporativo, bem como de todo o processo produtivo e logístico da corporação. A atividade foi desenvolvida no dia 10/05/2012, onde os alunos percorreram pelas áreas: edifício administrativo (engenharia, projetos, custos, contabilidade, fiscal, financeiro, controladoria, etc.), edifício social (ambulatório médico, medicina ocupacional, consultório odontológico, massoterapia, massagens área de bem estar e lazer e sala de jogos), edifício fabril (cacaueiro), setor de produção da massa de chocolate (refinagem, conchagem e temperagem), setor de produção (chocolates alpino), setor de moldagem (Suflair), setor de confeitaria, setor de produção de caixas de especialidades Nestlé, setor de embalagem (Galak, Alpino, Prestígio, Sensação, Chokito, Carge, Crunch, Etc.), setor de docas (carregamento).

Nívea Canettieri foi a responsável pela visita e conduziu brilhantemente bem toda a nossa estada durante a visita na Nestlé, inicialmente nos apresentou um vídeo institucional que nos proporcionou conhecer toda a história da companhia desde sua fundação até os dias atuais e realizou algumas brincadeiras acompanhadas de gincanas e sorteio de brindes.

Na sequencia seguimos aos setores administrativo e social onde conhecemos toda a estrutura apenas externamente, bem como tivemos a oportunidade de apreciar em alguns jardins da fábrica um cacaueiro, nesse momento foi nos explicado o motivo das diferentes cores de uniformes dos colaboradores, bem como é a visão, missão, valores, política de qualidade e o código de ética da Nestlé.

Continuando nosso tour pela empresa conhecemos a sala de início ao mundo chocolover, onde os alunos puderam observar através de painéis, bem como áudio de reprodução sonora sobre a história do chocolate (O Chocolate é feito do cacau e, tem seu nome científico de “Theobroma cacao” que significa ”alimento dos deuses”), na sequencia os alunos conheceram o processo bruto da produção do chocolate, trata-se de três importantes processos envolvendo o cacau e transformando em massa de chocolate (Refinagem, Conchagem e Temperagem) participaram com várias perguntas sobre o processo de fabricação, controle de qualidade dos produtos, controles de sistemas de fabricação, utilização de equipamento de proteção individual, conservação, higienização e limpeza das máquinas, licenças da vigilância sanitária e ANVISA na fabricação dos produtos alimentícios, manutenção das máquinas, automação das máquinas, treinamento de funcionários, proteção e segurança do trabalho e, sistemas: 5S, Kaban, TPM[1], LEAN[2].

Posteriormente os alunos puderam conhecer outros setores da empresa que administra todo o processo de produção: confeitaria, moldagem, embalagens e docas. Esses departamentos são de suma importância para a Nestlé, pois é dali que sai os deliciosos chocolates que são distribuídos para o país todo.

A Nestlé tem seu fundador o Sr. Henry Nestlé (1814 – 1890), bem como tem em sua linha de produção o nível de 500 alpinos por minuto e, trata-se do chocolate mais puro e o mais antigo fabricado no Brasil. Ainda pelo tour na empresa os alunos contaram com a explicação de como é feito alguns procedimentos relacionados com a área de gestão de pessoas: treinamento, recrutamentos, processos seletivos, implantação de melhorias, pesquisa e desenvolvimento, clima organizacional e política de cargos e salários da empresa, plano de carreira, entre outros assuntos.

A atividade foi desenvolvida, incentivada e acompanhada pelo Professor dos Cursos de Tecnologia da UNIP Limeira-SP - Campus II, Willian Ferreira dos Santos.

 


[1] Total Productive Maintenance (Manutenção Produtiva Total).


[2] Lean manufacturing.