terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Visita Técnica - 18/12/2010

Os Alunos do Curso Técnico em Logística, Turmas VI e VII do Senac Limeira visitaram o Porto de Santos e puderam entender melhor o dia-a-dia de um porto bem como aprimorar os conhecimento adquiridos em sala de aula nas dependências do Porto de Santos.

O objetivo da visita foi agregar conhecimento prático sobre o cenário logístico do nosso país. Durante a atividade, os alunos percorreram pelo Terminal 37 - Libras, Parte Seca e Molhada, Margem Direita e Esquerda, Passeio de Escuna com Informações Técnicas sobre o Porto, Embarque e Desembarque de Passageiros na Concais - Terminal de Passageiros e Museu do Café.

Evaldo Barbieri, monitor de visitas, conduziu a visita, que começou com a apresentação do porto como sendo o maior porto da América Latina, as obras do porto começaram em 1888 e sua inauguração se deu em 1892, O porto de Santos é responsável por escoar boa parte das exportações brasileiras e cerca de 70% das exportacões de café. Atualmente, o porto encontra-se sob a administração da CODESP (Companhia Docas do estado de São Paulo), com vários terminais operados por concessionárias. O porto de Santos possui o calado de 11 a 13 metros, mas a codesp prevê obras para que o calado do porto aumente e chegue até 16 metros. Evaldo Barbieri esteve presente em todo o percurso planejado para a visita onde os alunos puderam conhecer o Terminal 37 - Libras que permitiu que os alunos conhecessem toda a história do porto, desde sua criação até os dias atuais, posteriormente fizemos um passeio de Escuna conhecendo a Margem Direita e Esquerda, Partes Seca e Molhada.

Os alunos contaram ainda com uma explicação de como funciona o Embarque e Desembarque de Passageiros, onde foram orientados por Cristiane Nóbrega da Concais S/A, conhecendo todo o espaço do Terminal de Passageiros, Balcões de Atendimento, Postos de Atendimento: Policial Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, ANVISA e toda a Infraestrutura e Logística do Terminal. Ao fim da visita técnica, os alunos puderam saborear um delicioso café no Museu do Café onde foi explicado por Evaldo Barbieri da existência do Museu por conta da Bolsa do Café.

A atividade foi acompanhada pelo Professor e Coordenador dos Cursos da área de Administração e Negócios, Willian Ferreira dos Santos e pelos professores Kleber Graf, Dênis Everton Vaz, Regianne Fontana e pelos funcionários do SENAC Limeira-SP, Virgínia Soares Torrezan e Ronaldo Xavier da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário