sábado, 31 de maio de 2014

Visita Técnica - 30-05-2014


Os alunos do Curso Tecnólogo em Logística, Tecnólogo em Qualidade e Tecnólogo em Recursos Humanos, visitaram a Empresa da Brasil Kirin, localizada à Avenida Primo Schincariol, 2300, Itaim, Itú-SP e, cultivaram-se de um melhor conhecimento sobre as dependências da empresa.


A Visita Técnica ocorreu com a finalidade de agregar conhecimento prático sobre o cenário produtivo e logístico da companhia. 


A atividade foi desenvolvida no dia 30/05/2014, onde os alunos percorreram pelas áreas de produção de cerveja e refrigerantes, cozinha, adega, estação de tratamento de dejetos industriais, xaroparia, e um tour geral pelas instalações externas da empresa, todas as linhas de produção foram visitadas por passarelas. 


O Monitor da Visita, Victor Terraz conduziu nossa visita na Brasil Kirin, inicialmente nos apresentou um vídeo institucional que nos proporcionou conhecer toda a história da companhia desde sua fundação até os dias atuais, seguindo de um delicioso e saboroso petisco de pão com mortadela acompanhado pelo refrigerante itubaina.


Na sequencia fomos contemplados por uma brilhante explanação sobre o tratamento da água (principal matéria prima) para a produção de refrigerantes e cervejas. Continuando nosso passeio pela empresa conhecemos a cozinha e a adega, onde os alunos participaram com várias perguntas sobre o processo de fabricação, validade dos produtos, ingredientes que compõem a cerveja e o refrigerante, armazenagem e conservação e, o bagaço que é transformado em ração para gado, nesse momento os alunos observaram gigantescos cilos (refrigerantes e cervejas) e a grande diferença entre o chopp e a cerveja que, de acordo com a explicação do monitor, primeiro se forma o chopp para depois transformar-se em cerveja, onde essa transformação ocorre no processo de pasteurização do chopp. Posteriormente os alunos puderam conhecer outro setor da empresa que cuida do processo de envase das garrafas de vidro e, esse departamento ganhou força e rapidez produtiva por conta de uma inovação na aquisição de máquinas novas com uma potência três vezes maior que as antigas máquinas, além do setor de envase de garrafas de vidros os alunos conheceram também a seção onde se envasa as latas e garrafas pet que, atualmente possui um dos melhores controles de qualidade segundo a Revista Exame e nessa subdivisão puderam conhecer as máquinas Pasteurizadora, Engarrafadora, Rotuladora, Sopradora, Enjetora, Enchedora, Envolvedora, Embaladora e Paletizadora. Ainda pelo tour na empresa os alunos contaram com a explicação de como é feito o tratamento de água e sua devolução a natureza, conheceram também os armazéns e o modo de carregamento distribuição dos produtos da Schincariol por todo o país. 


Os alunos contaram ainda com uma fabulosa explicação de como saborear um delicioso chopp além de uma respeitosa e organizada degustação de chopp, refrigerantes, água e sucos na Toca do Tatu (local destinado para receber visitantes para apreciar as bebidas). 


A Brasil Kirin é uma empresa de bebidas integrante de um grupo global com mais de 46 mil funcionários no mundo, e presente em mais de 15 países. Subsidiária da Kirin Holdings Company, a Brasil Kirin tem suas marcas distribuídas por 19 centros de distribuição próprios e mais de 190 revendas para atender cerca de 600 mil pontos de vendas em todo o Brasil.


Com um vasto portfólio de produtos, entre cervejas, refrigerantes, sucos, energéticos e águas, a empresa possui 13 unidades fabris em 11 estados do país e tem uma capacidade de produção de 5,5 bilhões de litros por ano.


1939 – Início das atividades em Itu, interior de São Paulo, com a produção do refrigerante Itubaína, presente até hoje no portfólio da empresa. Primo Schincariol, em sua pequena fábrica no quintal de sua casa, produzia, também, o licor de cacau, groselha, vinho quinado (vinho de baixa graduação alcoólica, no qual é adicionado quina) e anisete (licor sabor anis).

1966 – Transferência da fábrica antiga para onde hoje é a sede (Itu).

1977 – Início da produção de refrigerantes em larga escala.

1989 – Lançamento da primeira cerveja, a Schincariol.

1993 – Lançamento de Schin Refrigerantes em embalagens PET.

1997 – Inauguração da segunda unidade fabril, em Alagoinhas (BA). Lançamento da linha de águas minerais.

2000 – Inauguração da unidade fabril de Cachoeiras de Macacu (RJ).

2002 – São lançados no mercado a linha Skinka, bebida mista à base de suco de frutas, a cerveja Glacial e a Primus. Inauguração da fábrica de Caxias (MA).

2003 – Lançamento da Nova Schin, em substituição à Pilsen Schincariol. No mesmo ano, são colocados no mercado os refrigerantes Schin Tônica e Schin Citrus. Enquanto isso, a expansão da empresa continua: inauguração das unidades fabris de Alexânia (GO), Recife (PE) e Manaus (AM).

2005 – Lançamento da linha de refrigerantes Mini Schin e inauguração das fábricas de Igrejinha (RS) e Benevides (PA).

2007 – Aquisições da marca Devassa e da Unidade Baden Baden, de Campos de Jordão (SP), além da fábrica em Igarassu (PE). Inauguração da Unidade de Horizonte (CE). Lançamento do suco Fruthos. Início da parceria com a SOS Mata Atlântica.

2008 – Aquisição da Eisenbahn, em Blumenau (SC), que amplia a presença da companhia no segmento de cervejas premium. Aquisição da marca de cervejas Cintra. Lançamento de Itubaína Retrô.

2010 – Lançamento da cerveja Devassa Bem Loura.

2011 – A Kirin Holdings Company adquire o controle acionário pleno da Schincariol.

2012 – Lançamento, em novembro, da nova marca da empresa. O nome Brasil Kirin é anunciado para o mercado. Lançamento dos produtos Schin No Grau e Devassa by Playboy.

2013 – Lançamento da Itubaína Retrô versão lata, Baden Baden Chocolate, refrigerante Fibz, e do energético ECCO!

2014 – Lançamento das cervejas Baden Baden Witbier, Baden Baden 15 Anos, Eisenbahn Frosty Bison e Kirin Ichiban. 


 A atividade foi desenvolvida, incentivada e acompanhada pelo Professor dos Cursos de Tecnologia da UNIP Limeira-SP - Campus II, Willian Ferreira dos Santos.

domingo, 25 de maio de 2014

Palestra - Educação Financeira



Funcionários da empresa COVRE, prestigiaram a palestra Educação Financeira, ministrada pelo Professor Willian Ferreira dos Santos, na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT no dia 21/05/2014 no auditório da empresa.


Com duas apresentações uma iniciada as 13h:30min. e termino as 14h:30min e outra iniciada as 15h:00min. e termino as 16h:00min. o professor proferiu sobre os seguintes tópicos do assunto em questão:

Por que falar em educação financeira? O que é qualidade de vida? Importância do assunto educação financeira na SIPAT, O dinheiro na vida das pessoas, Fatores que impulsionam o consumo, Avaliação pessoal (reflexão), Trabalhando em família, Decisões de consumo, Sintomas de falta de controle em relação ao dinheiro, Prevenir, melhor que remediar, Planejamento financeiro, Plano de Metas, Orçamento Familiar, Para fazer um orçamento e, Avaliação do orçamento, Resultado, Tipos de consumidor, Equilíbrio financeiro da família, Aprenda a economizar, Interferências de situações financeiras no ambiente de trabalho, Exemplos de planilhas financeiras, Dicas para seu dinheiro render mais, Relevância do assunto em questão na SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.


Houve uma participação muito positiva e harmônica de todos os participantes com perguntas ao palestrante e troca de ideias e informações e, o professor fez uma dinâmica com dois participantes para demonstrar as diferentes formas que impulsionam o consumo.


A palestra aconteceu no auditório da empresa no dia 21/05/2014 com duas apresentações uma iniciada as 13h:30min. e termino as 14h:30min e outra iniciada as 15h:00min. e termino as 16h:00min.


Ocorreu também a menção de alguns casos tipos do dia a dia e exemplos práticos sobre a importância do assunto em questão, relacionados com riscos em ambiente de trabalho, acontecimentos imprevistos, ou seja, interferências pessoais no ambiente profissional.


Algumas perguntas também foram mediadas pelo palestrante, bem como, exemplos de casos pessoais de alguns participantes forma importantes para o desenvolvimento da palestra em questão.