Os Alunos dos Cursos Tecnólogo em Comércio Exterior e Tecnólogo em Logística da UNIP de Limeira-SP, Campus II, tiveram aula prática dia 26/11/2011 com o Professor Evaldo Barbieri e Willian Ferreira dos Santos e, puderam entender melhor o dia-a-dia de um porto bem como aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula nas dependências do Porto de Santos.
Evaldo Barbieri conduziu a visita, que começou com a apresentação do Museu do Café onde foi explicado sobre a existência do Museu por conta da Bolsa do Café, que de forma direta foi à mola propulsora da criação do Porto de Santos-SP, alguns alunos puderam também saborear um delicioso café e, conheceram a casa mais antiga da cidade de Santos-SP que fica ao lado do Museu.
Na sequência da aula prática os alunos puderam contar ainda com a visita a parte seca do Porto de Santos, que é o maior porto da América Latina, as obras do porto começaram em 1888 e sua inauguração se deu em 1892, O Porto de Santos é responsável por escoar boa parte das exportações brasileiras e cerca de 70% das exportações de café. Atualmente, o Porto encontra-se sob a administração da CODESP (Companhia Docas do estado de São Paulo), com vários terminais operados por concessionárias, os alunos visitaram em especial o Terminal 37 - Libras que permitiu que os alunos conhecessem toda a história do porto, desde sua criação até os dias atuais. A Libra Terminais Santos iniciou suas operações em 1995, vencendo a primeira licitação de um terminal de contêiner no Brasil, no T37. Em 1998 venceu a licitação do T35 e recentemente adquiriu o T33, tornando-se o operador de contêineres com o maior cais da América do Sul.
Um dos maiores e mais avançados terminais em tecnologia e equipamentos para movimentação e armazenagem de cargas da costa brasileira, a Libra Terminais está totalmente estruturada para operar com excelência num dos portos mais representativos do mundo.
Em evolução permanente, inaugurou um armazém para operações de carga soltas com capacidade de armazenagem de 4.870 pallets e área para segregação de cargas químicas. Além disso, possui os mais modernos equipamentos nos seus 7.600 m2 de área coberta.
O Porto de Santos possui o calado de 11 a 13 metros, mas a CODESP prevê obras para que o calado do porto aumente e chegue até 16 metros. Evaldo Barbieri esteve presente em todo o percurso planejado para a visita, respondendo perguntas e esclarecendo dúvidas dos alunos e, dessa forma puderam visualizar e conhecer melhor o que é o Porto de Santos e o que ele representa para o nosso país.
Ao fim da visita técnica, os alunos fizeram um excelente e descontraído passeio pela parte molhada, através da Escuna Tamburutaca do Comandante Alcides que contribuiu com a aula prática do dia, através de muitas informações e esclarecimentos dúvidas aos alunos, sobre o Porto de Santos. Houve ainda algumas brincadeiras, sorteios de prêmios e brindes e de forma muito descontraída uma confraternização de final de ano entre os alunos que estão se formando.
O objetivo da visita foi agregar conhecimento prático sobre o cenário logístico do nosso país. Durante a atividade, os alunos percorreram pelo Terminal 37 - Libras, Parte Seca e Molhada, Margem Direita e Esquerda, Passeio de Escuna com Informações Técnicas sobre o Porto e Museu do Café.
A atividade foi acompanhada pelo Professor Willian Ferreira dos Santos que acredita ser de suma importância atividades como essa para o crescimento e desenvolvimento técnico dos alunos.