sábado, 26 de março de 2011

O Contabilista do Século XXI


Com o advento da prova de suficiência para os futuros contabilistas, alguns estudantes do curso técnico em contabilidade da Escola Trajano Camargo, indagavam sobre o seu futuro como profissionais, onde vão atuar? O que vai acontecer se não tiver mais técnicos em contabilidade? Quase as áreas de trabalho para esse profissional? Remuneração? Formas de atuação? Etc.

Com o intuito de elucidar algumas dúvidas e, esclarecer o novo cenário contábil do mercado de trabalho nacional e internacional o Professor Willian Ferreira dos Santos proferiu uma palestra na ETEc Trajano Camargo em 25/03/2011 com o tema: O Contabilista do Século XXI.

A interação com os alunos foi surpreendente e muito positiva, pois de forma geral grande parte dos alunos participaram ativamente do evento contribuindo com a palestra através de comentários, trocas de experiências, perguntas e um bate-papo muito interessante sobre para onde a contabilidade caminha? Onde ela vai chegar? O que será do profissional contábil com os avanços da tecnologia e as repentinas mudanças de legislação?
O Professor Willian Ferreira dos Santos explicou a diferença entre o Técnico em Contabilidade e Contador, esclareceu sobre o surgimento da contabilidade e passou um vídeo demonstrando assim sobre a história da contabilidade. O Professor discorreu ainda sobre os seguintes assuntos: a importância dos técnicos em contabilidade, o que faz o profissional da contabilidade, o contabilista e o código de ética, quais as características do profissional da contabilidade, competências profissionais, a importância de se adequar as novas tecnologias, a necessidade de um segundo idioma (inglês), perfil profissional, planejamento profissional, áreas de atuação, remuneração do profissional da área contábil, novas oportunidades, áreas da contabilidade em ascensão, IFRS, contabilidade do terceiro setor, contabilidade pública, contabilidade ambiental e controladoria.

 “A contabilidade é essencial, indispensável e obrigatória em qualquer empresa”